VÍDEO: carrege no link abaixo para visualização.
https://www.dropbox.com/s/u7l71o1fvdm8eu8/Contactologia.mp4?dl=0
CONTACTOLOGIA
Sub-especialidade das ciências da visão que visa adaptar e controlar a utilização de lentes de contacto para compensação de erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e presbiopia; na reabilitação da função visual em patologias da córnea, iris e cristalino e na ambliopia; como reservatório de fármacos; como “penso ocular” pós-cirúrgico ou como proteção ocular.
As lentes de contacto são um dispositivo médico, como tal, e previamente à sua utilização, obriga ao planeamento e realização do estudo das características anatomofisiológicas do olho, colheita das motivações e das condições pessoais, profissionais e sociais. Para o efeito, é aplicado um conjunto de testes e técnicas, destacando-se o biomicroscópio, estudo da função lacrimal, tomografia/topografia corneana, queratometria e a tomografia de coerência ótica do segmento anterior. Neste âmbito, deverão ser adaptadas e aconselhadas por profissionais de saúde na área da saúde da visão: Ortoptistas e Oftalmologistas, responsáveis ainda pela educação e formação relativamente a aspectos relacionados com higienização e manutenção das lentes de contacto.
CONTACTOLOGIA AVANÇADA
Ramo da contactologia que se dedica à adaptação e seguimento do porte de lentes contacto personalizadas e para condições oculares particulares como o queratocone, transplantes de córnea, doença de olho seco severa (síndroma de Sjögren), traumas oculares, entre outros.
Também é possível adaptar lentes de contacto cosméticas com fins terapêuticos, para casos em que existe uma assimetria estética ocular, em casos de traumatismo ocular ou patologias que levaram à perda de visão em determinado olho, alterando a sua configuração.
Durante os 4 anos de formação académica base – Licenciatura em Ortóptica ou Licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão (240 ECTS), as Unidades Curriculares dedicadas a esta área funcional, conferem um conjunto de competências académicas essenciais ao exercício profissional (DL 261/93 e DL 320/99) são:
• Anatomofisiologia do Sistema Visual (1 semestre).
• Optometria I e II (2 semestres)
• Contactologia (1 semeste)
• Oftalmologia I e II (2 semestres): anatomofisiopatologia do sistema visual e tratamento.
• Técnicas Complementares de Diagnóstico I e II (2 semestres): conceitos téorico-praticos na realização de exames complementares que suportam o diagnóstico final
• Educação Clínica / Casos Clínicos (1 semestre): aplicação, aprofundamento e discussão de linhas raciocínio e decisão clínica em contexto real; atitudes e comportamentos.
• Estágio em Ortóptica II e III (2 semestres): prática clínica em contexto real (centros de saúde e hospitais)