Entrar na Área de Associado

Optometria/refração

Optometria / Refração

Optometria

A palavra optometria deriva etimologicamente do grego optometron, em que opto significa visão e metron medição. A sua origem remonta ao século XIX. É uma ciência focada na medição da visão, ou seja, no estudo refractivo (da graduação) em diferentes idades e no fabrico, investigação e aplicação de próteses oculares (óculos e lentes de contacto), bem como em tecnologias baseadas na luz para o estudo e compreensão em ciências da visão.

O papel do Ortoptista nesta área de actuação é de extrema relevância. Ao conjugar conhecimentos do domínio refractivo aos do desenvolvimento e estudo da visão binocular permite-lhe efectuar a detecção de erros refractivos, de perturbações dos movimentos oculares e da visão binocular dependentes destes erros. Desta forma, o Ortoptista planeia e implementa um plano terapêutico adequado e atempado, e um seguimento eficaz, com um claro benefício para o normal desenvolvimento da binocularidade na criança e para o normal funcionamento da visão no adulto e idoso.

 

Refração

VÍDEO: carrege no link abaixo para visualização.

https://www.dropbox.com/s/azs74d3j7yct32x/Refra%C3%A7%C3%A3o.mp4?dl=0



Área das ciências da visão que visa o estudo refrativo (da graduação) em diferentes idades e de acordo com as características individuais do sistema visual, ainda o fabrico, investigação e aconselhamento de próteses oculares (óculos e lentes de contacto) para a sua compensação. Engloba também as tecnologias baseadas na luz para o estudo e compreensão do sistema e da função visual.
O estudo refrativo (e consequente prescrição da graduação) é uma das principais áreas de atuação do Ortoptista, complementarmente ao estudo motor e sensorial bem como à análise da condição de saúde ocular. Ao conjugar conhecimentos da ótica fisiológica ocular com a anatomofisiopatologia do olho e da função visual e com conhecimentos do desenvolvimento e estudo da visão binocular permite-lhe selecionar estratégias e metodologias de estudo refrativo e indicar a solução mais adequada para compensar a disfunção refrativa.
Durante os 4 anos de formação académica base – Licenciatura em Ortóptica ou Licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão (240 ECTS), as Unidades Curriculares dedicadas a esta área funcional, conferem um conjunto de competências académicas essenciais ao exercício profissional (DL 261/93 e DL 320/99) são:
• Anatomofisiologia do Sistema Visual (1 semestre) / Sistema Visual (1 semestre).
• Patologia Sistémica Aplicada (1 semestre) / Patologia (1 semestre)
• Optometria I e II (2 semestres)
• Ótica Fisiológica (1 semestre) / Psicofísica da Visão (1 semestre)
• Oftalmologia (2 semestres)
• Neurofisiologia da Visão I e II (2 semestres) / Mecanismos de Processamento Visual I e II (2 semestres).
• Visão e Motilidade Ocular (1 semestre)
• Ortóptica I (1 semestre), Ortóptica II (1 semestre) e Ortóptica III (1 semestre)
• Contactologia (1 semestre)
• Oftalmologia I e II (2 semestres).
• Ótica Física (1 Semestre)
• Educação Clínica / Casos Clínicos (1 semestre): aplicação, aprofundamento e discussão de linhas raciocínio e decisão clínica em contexto real; atitudes e comportamentos.
• Estágio I e II: prática clínica em contexto real.

 


[wEBdESIGN MIAKI]